Dicas e Curiosidades || Seu cão costuma se lamber, coçar ou morder?

Seu cão costuma se lamber, coçar ou morder?
Seu cão costuma se lamber, coçar ou morder?

Os cães podem se coçar, lamber ou morder por inúmeras razões. Elas vão de alergias, tédio até infestação de parasitas:
 
• Alergias:
Quando a coceira é extrema e tende a sair do controle, frequentemente, a culpa é de uma provável alergia a comida ou agentes ambientais, incluindo mofo e pólen. Os cães podem também desenvolver irritações na pele, as chamadas dermatites de contato, isso acontece quando convivem com substâncias mais agessivas, como pesticidas, produtos de limpeza ou até mesmo sabão.
 
• Ansiedade: 

Assim como algumas pessoas, que tendem a ser ansiosas, podem roer as unhas, os cães podem ter respostas físicas para distúrbios psicológicos. Na verdade, alguns cães desenvolvem uma doença semelhante ao transtorno obsessivo compulsivo humano. Ele pode se manifestar como coceiras, lambidas ou mordidas que podem causar danos graves.
 
• Desequilíbrios hormonais: 

Se o corpo do seu cão não estiver produzindo hormônios da tiróide suficientes ou eliminando muito cortisol, infecções de pele podem ocorrer. Você pode notar manchas pequenas e vermelhas e seu cão pode coçar ou lamber como se estivesse incomodado por alergias.

• Pele seca: 

Uma variedade de fatores, incluindo tempo frio e deficiências de ácidos graxos, podem ressecar a pele do cachorro. Seu cão pode reagir ao desconforto coçando ou lambendo a pele e o pelo.

 
• Dor: 

Ao tentar determinar por que seu cão está lambendo ou mordendo excessivamente, considere a possibilidade de que algo esteja causando desconforto físico. Por exemplo, se você reparar que seu cão morde a pata repetidamente, ele pode ter um espinho ou um pedaço de pedra preso na pata. Morder ou lamber compulsivamente pode ser também uma reação a problemas ortopédicos, incluindo dor nas costas e displasia do quadril.
 
• Parasitas:

Entre as causas mais comuns para a compulsão de lamber, morder ou coçar, estão as pulgas, carrapatos, e ácaros. Embora os carrapatos costumem ser visíveis a olho nu, as pulgas só são visíveis se houver grande infestação e os ácaros são microscópicos. Assim, não conclua que seu cão não sofre de parasitas só porque não pode vê-los.

 

COMENTÁRIOS

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro