Dicas e Curiosidades || Saúde: Colapso de Traquéia

Saúde: Colapso de Traquéia
Saúde: Colapso de Traquéia

Se o seu cãozinho tosse, preste bastante atenção, se o mesmo for da raça Yorkshire ou qualquer raça toy ou miniatura (Poodle, Pincher, lhasa Apso , Shitzu,etc;), o mesmo poderá estar apresentando o chamado “colapso traqueal”, definido este pela diminuição do diâmetro da traquéia.

Nessa situação o animal começa apresentar o sinal clinico característico de tosse alta, na qual poderá ou não estar acompanhada por ânsia de vomito após a tosse. Além da tosse, em casos mais graves o animal poderá apresentar grande dificuldade respiratória e desmaios.

Para ajudar seu amiguinho, não utilize coleiras enforcadores, mas sim peitorais, não exercendo pressão sobre a traquéia o que pode e acabar por ocasionar uma dispnéia(dificuldade respiratória),ainda maior.
Durante as crises procure deixar o animal quieto, sem carinho excessivo, sem tentativas de assoprar o focinho ou massagear o coração do cão.

Recomendamos que procure orientação de um Médico Veterinário, que através de um exame clínico e um exame radiográfico na posição ideal ira ajudar a concluir a possibilidade da existência da doença em seu animal.

Greicy Rutz Passos de Souza
Mariana Mezzadri de Oliveira

Acadêmicas de Medicina Veterinária da UTP 4°ano

COMENTÁRIOS

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro