Dicas e Curiosidades || Saúde: Agility

Saúde: Agility
Saúde: Agility

Agility é um esporte gracioso que possui regras iniciais baseadas no hipismo, praticado por duplas compostas de um cão e seu condutor e que tem por objetivo principal concluir um circuito composto por obstáculos envolvendo a habilidade e velocidade que são fatores determinando além de termina-lo sem cometer erros ou infrações e no menor tempo possível.

Qualquer cão pode praticar o agility desde que suas condições de saúde assim o permitam. Existem categorias que variam de acordo com o tamanho do cão: mini, midi e standard.

A condução do cão deve ser feita apenas usando gestos e comandos verbais e nunca podendo tocar no mesmo de forma voluntária, tão pouco pode ser estimulado com brinquedos ou comida. O cão não pode estar preso à guia nem usar qualquer tipo de colar. Se as regras não forem seguidas, a dupla condutor/cão será desclassificada.

Os obstáculos do agility são compostos por saltos em altura e a distância, passarela, rampa, gangorra, túneis, mesa, pneu e slalom e são dispostos em distâncias que variam de 5 a 7 metros e são numerados de acordo com a seqüência que devem ser seguidos.

Nas provas oficiais de agility os condutores ficam conhecendo o percurso apenas pouco antes de competirem, porém há um tempo (7 a 10 minutos no Brasil) para que façam o reconhecimento da pista e montem sua estratégia de condução.

Desde o ano de 2006 passou a existir uma certa predominância de cães da raça Border Collie na categoria standard e Pastor de Shetland nas categorias mini e midi.

O Agility no Brasil é regulamentado pela Comissão Brasileira de Agility, ligada a Confederação Brasileira de Cinofilia.

Através desta instituição o Brasil todo o ano participa no Campeonato Mundial de Agility, no qual já foi Campeão Mundial em 2002 e 2008 na categoria Standard e Mini.

COMENTÁRIOS

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro