Raças de Cachorros || Bernese Mountain Dog

Bernese Mountain Dog
Bernese Mountain Dog

Conhecida também como “Boiadeiro Bernês”, a raça Bernese Mountain Dog é caracterizada pela sua confiança, amizade e temperamento equilibrado. Mas, apesar de sociável, é bastante desconfiada com pessoas estranhas.

Características do Bernese Mountain Dog

  • Pelo: Longo, fino, liso ou levemente ondulado
  • Cor: Preta, com marcações em marrom e brancas no peito, focinho, membros e ponta da cauda
  • Grupo: Working
  • Porte: Grande
  • Peso: 40 a 50 kg
  • Altura: 59 a 70 cm

Comportamento do Bernese Mountain Dog

O Bernese Mountain Dog costuma escolher um membro da família para seguir por toda a vida. A lealdade e amor incondicional podem se tornar prejudiciais para a sua saúde quando, por exemplo, o dono estiver em viagem. São comuns relatos de cães que ficaram doentes ou deixaram de comer ao ficar muito tempo longe dos seus tutores.

Porém, a escolha de um único líder não significa que ele não será amável com outros membros da família. Pelo contrário, o Bernese adora brincar com todos e facilmente agradará crianças por causa do seu temperamento engraçado.

A grande força física exige adestramento desde a infância, caso contrário, a energia acumulada será usada negativamente, como subir na mesa para roubar comida ou pular em seus donos. A vantagem é que o treinamento costuma ser mais fácil porque a raça atende com muita satisfação as orientações do líder.

Apesar do seu porte grande, esta raça não é vista como um cão de guarda devido ao seu temperamento silencioso e pacífico. Ela se enquadra tanto nas categorias de companhia quanto de trabalho. Por causa desta segunda categoria, o Bernese sempre estará buscando alguma atividade ou alguém para brincar.

Origem do Bernese Mountain Dog

O Bernese Mountain Dog é uma das quatro raças de cachorros da montanha existentes em Berne, capital da Suíça. Os cães viviam na região agrícola da cidade, onde existem mais de 12 mil fazendas, e tinham diversas responsabilidades, entre elas conduzir o gado, proteger os fazendeiros dos predadores e serem companhias ao longo do dia de trabalho.

Em meados de 1880, a qualidade da raça começou a declinar e foi necessária uma intervenção dos criadores suíços para reverter a situação. Em 1907, liderado pelo professor Albert Heim, o Clube do Bernese foi montado para iniciar o desenvolvimento da raça.

Como resultado, o cão voltou a ser um dos preferidos do país e ganhou espaço nos lares suíços.

Nos Estados Unidos, a raça se popularizou em 1926, quando um fazendeiro do Kansas importou um par de Bernese Mountain Dog. Somente uma década mais tarde que o cão foi registrado oficialmente pelo American Kennel Club.

Cuidados com o Bernese Mountain Dog

O Boiadeiro Bernês adora viver ao ar livre, contudo isso não significa que ele deva ser mantido sempre do lado externo da sua casa. Procure deixá-lo com acesso ao quintal, mas com possibilidade de entrar na residência para ficar próximo aos seus tutores.

Sua pelagem é bastante volumosa e, por este motivo, não deve ser lavada constantemente. Após o banho, atente à secagem para evitar a proliferação de fungos. A escovação deve ser semanal, com maior frequência no verão – época de troca de pelo.

O Bernese é bastante tolerante ao frio, mas não ao calor. Em uma escala de 1 a 5, sua tolerância é a menor, de número 1.

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro