Raças de Cachorros || Basenji

Basenji
Basenji

Com características muito primitivas, o Basenji é conhecido por não latir. Isso não significa que ele seja completamente mudo, na verdade, emite um som que remete ao choro de uma criança e se comunica através de uivos.

Características do Basenji

  • Pelo: Curto, liso e denso
  • Cores: Preta ou branca puro, bicolor e tricolor, castanha e branca. O branco deve aparecer nas patas, peito e ponta da cauda
  • Grupo: Hound
  • Porte: Pequeno
  • Peso: 10 a 11 kg
  • Altura: 40 a 43 cm

Comportamento do Basenji

Chamada também de Cachorro do Congo, esta raça é mais valente e agressiva do que outros cães de raça. Muitas pessoas afirmam que ela possui um temperamento felino, afinal, é inteligente, reservada e independente. Seu olfato e visão são aguçados e ela adora altura e se lamber para estar sempre cheirosa e limpa.

Porém, muitas destas características são oriundas das suas raízes caçadoras em território africano. O Basenji é um excelente caçador de pequenos animais e um ótimo guardião, porém desconfia bastante de estranhos e é agressivo com outros cachorros, exigindo uma adaptação quando ele ainda é filhote.

A independência é um dos principais comportamentos. Ele não irá obedecer aos comandos do seu dono ao menos que decida que realmente é isso que deseja fazer. O adestramento pode ser bastante complicado por causa desta situação, sendo necessário procurar um profissional qualificado e experiente para o treinamento.

Mas, apesar da teimosia, ele aprenderá rapidamente a fazer suas necessidades no lugar.

Se você busca um amigo de quatro patas para viver em apartamento, o Basenji é um excelente companheiro. A raça não precisa de um amplo espaço e, no caso de casas, é ideal que fique dentro da residência e tenha acesso ao quintal quando desejar.

Origem do Basenji

A origem desta raça é muito antiga e seus ancestrais foram representados em pinturas datadas de 5 mil anos atrás. O Basenji foi descoberto na Zâmbia enquanto vivia com caçadores pigmeus. As tentativas de levá-lo à Europa iniciaram no final de 1800, mas somente em 1930 que os primeiros cachorros conseguiram se acostumar com o ambiente.

A popularidade do cachorro cresceu de forma constante, mas lenta. Somente após a década de 80 que a American Sighthound Field Association o reconheceu como um Sighthound e autorizou a participação de competições de simulação de caças.

Cuidados do Basenji

Esta origem de cão caçador exige que ele seja estimulado física e mentalmente com frequência para que não fique frustrado e se torne destrutivo. Exercícios são necessários todos os dias, como um longo passeio seguido de uma brincadeira ou corrida por uma área livre e espaçosa.

A sua origem africana faz com que tenha uma ótima adaptação ao calor e goste de brincar ao sol. Como é bastante higiênico, consegue ficar até 4 meses sem banho. Apenas uma escovação semanal é suficiente.

Uma situação interessante da raça é o cio anual, que dá luz a aproximadamente 6 filhotes em cada gestação. Como o Basenji é muito limpo, é comum que o tutor não perceba quando a cadela entrar no cio.

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro