Raças de Cachorros || Airedale Terrier

Airedale Terrier
raça Airedale Terrier

“Rei dos Terriers”, o Airedale Terrier é também o exemplar mais alto e versátil entre eles. Sua coragem, lealdade e inteligência o tornam o cachorro ideal para toda a família.

Características do Airedale Terrier

  • Pelo: Pelo de cobertura é duro, denso e costuma ser encaracolado. Já o sub pelo é mais curto e macio
  • Cores: Manto, parte superior do pescoço e cauda pretos, com o restante do corpo cor canela
  • Grupo: Terrier
  • Porte: Médio
  • Peso: 18 a 25 kg
  • Altura: 53 a 61 cm

Comportamento do Airedale Terrier

Cheia de energia, a raça foi criada para caçar de forma independente, cenário que influenciou seu temperamento. Apesar da sua lealdade ao tutor, costuma ser bastante livre e, algumas vezes, até mesmo um pouco teimosa – especialmente quando considera que algum membro da família é submissa a ele.

Outra característica da sua personalidade é o territorialismo. O adestramento do Airedale Terrier é essencial para manter uma boa convivência em casa, caso contrário, a liberdade se transformará em um comportamento destrutivo, principalmente se o animal for mantido em ambientes menores, como apartamentos.

A convivência com crianças é bastante pacífica, especialmente devido ao seu baixo nível de agressividade. O cão também não costuma latir, apenas quando notar que algo está errado no ambiente, hábito herdado da sua origem como cão de guarda. Por isso, os tutores devem ficar sempre atentos aos sinais sonoros emitidos pelo animal.

Em relação a outros cachorros, a raça Airedale Terrier costuma conviver de forma bastante tranquila. Gatos também são aceitos, mas o ideal é acostumá-los desde filhotes para garantir sucesso na adaptação.

Origem do Airedale Terrier

Com origem no Reino Unido, em meados de 1800, o Airedale Terrier foi criado a partir do cruzamento entre o Black Terrier Old and Fire e o Otterhound. A missão era desenvolver um cão com habilidade para caçar tanto animais aquáticos quanto roedores. Como resultado, este exemplar se tornou especialista na caça de lontras.

Em 1886, o America Kennel Club reconheceu oficialmente a raça. Desde então, foi utilizado para diversos fins, incluindo a Primeira Guerra Mundial como cão de caça, ataque e sentinela. Na época, era também usado como cão policial.

Cuidados para Airedale Terrier

Exercícios intensos diariamente devem fazer parte da rotina do Airedale Terrier. Por ser um animal de caça, é possível também levá-lo para corridas mais intensas e trilhas para reavivar o seu instinto caçador. Devido ao alto nível de energia, não é recomendado mantê-lo em apartamentos e pequenos espaços.

Brincadeiras envolvendo arremessar objetos, como bolinhas, são bem-vindos para que o cachorro continue sempre feliz e ativo.

A raça não apresenta queda constante de pelo, sendo necessária apenas uma escovação semanal. Os banhos não precisam ser frequentes e, quando ocorrerem, deve ser dada muita atenção ao momento de secagem porque o Airedale Terrier tem pelos duplos e à prova d’água. Cuide também da região da barba e bigode, que acumula restos de ração devido ao seu pelo mais longo.

O pelo externo pode ser aparado em torno de duas vezes anualmente. Já as unhas são cortadas conforme surgir a necessidade. É importante também que os dentes recebam escovações constantes.

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro