Raças de Cachorros || Afghan Hound

Afghan Hound
raça afghan hound

Apesar da aparência elegante e aristocrática, a raça Afghan Hound é uma excelente caçadora, característica herdada das suas origens correndo atrás de grandes animais. Esta personalidade faz com que o cão seja extremamente ativo, tornando-se ideal para espaços abertos e com quintais.

Características do Afghan Hound

  • Pelo: Longo, sedoso e de textura fina na região das costelas, nos membros e nos flancos.
  • Cores: Todas as cores são aceitas
  • Grupo: Hound
  • Porte: Grande
  • Peso: 23 a 28 kg
  • Altura: 63 a 74 cm

Comportamento do Afghan Hound

Muitas pessoas afirmam que a raça possui uma personalidade “felina”, ou seja, é reservada e independente e, apesar de bastante dócil com adultos e crianças, não tem a necessidade de ficar sempre acompanhada do seu tutor. Latidos frequentes não são hábitos deste animal.

A teimosia é outro ponto forte do temperamento do Afghan Hound. Muitas vezes, não responde a chamados – apenas quando está com vontade. Porém, tem alta disposição para ser adestrado. O ideal é que os treinamentos iniciem ainda na infância, quando o filhote tem mais disposição para aprender novos comandos.

Em relação à convivência, socializa-se facilmente com outros cães. Já com os humanos, tem ressalvas ao conhecer alguém novo, mas com paciência e delicadeza ele pode se tornar uma ótima companhia para trilhas e caminhadas. Contudo, atenção: se você busca um cachorro para estar sempre presente e ser acariciado constantemente, esta não é a raça indicada.

A raça pode ser criada em apartamento, desde que sejam feitos diversos passeios ao longo do dia. Em casas e sobrados, é essencial colocar cercas altas porque o cão costuma correr e pular bastante. Tome cuidado ainda com animais pequenos que podem estar no mesmo ambiente, como roedores, devido ao instinto caçador do Afghan Hound.

Origem do Afghan Hound

O Afghan Hound é uma das raças mais antigas do mundo. Pesquisadores afirmam que seus primeiros ancestrais surgiram no Egito antigo. Originalmente chamado de Tazi, o animal era utilizado na caça a rapinas em desertos e montanhas. Seu vigor e velocidade permitiam que ele trouxesse facilmente carnes de lebre e gazela.

Estima-se que, em 1925, o primeiro exemplar da raça chegou à Inglaterra e rapidamente conquistou a América, onde foi reconhecido pela AKC.

A cultura pop foi a principal responsável pela sua popularização. Em meados de 1970, por exemplo, a famosa boneca Barbie “adotou” a cadela Beauty, da raça Afghan Houd. Os filmes da Disney A Dama e o Vagabundo, e 101 Dálmatas também ajudaram para tornar esta incrível raça conhecida mundialmente.

Cuidados com o Afghan Hound

Disciplina e disponibilidade de tempo são necessárias para cuidar de um Afghan Hound. O animal precisa de, no mínimo, dois passeios mais longos ao dia em períodos com pouco sol. Sempre que possível, deixe-o correndo em um espaço aberto, como parques, para estimular o espírito caçador.

Como sua pelagem é comprida, a escovação diária é fundamental para manter o bem-estar do cão. Já o banho, sugere-se uma vez por semana. Faça também a higienização bucal para evitar proliferação de bactérias e tártaro.

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro