Dicas e Curiosidades || Dicas para cuidar do seu cão no outono

Dicas para cuidar do seu cão no outono
Dicas para cuidar do seu cão no outono

Separamos algumas dicas para você cuidar do seu cãozinho neste outono.

O outono chegou e com ele chegaram também as chuvas repentinas, as mudanças drásticas de temperatura e as árvores sem folhas. Essa estação costuma trazer consigo o frio e suas doenças típicas. Segundo estatísticas, o atendimento de animais em clínicas e hospitais aumenta em 30% nessa época do ano. Por isso, todo cuidado é pouco.

Fique atento a essas dicas!

1. Doenças Respiratórias 

A maioria das doenças que acomentem nossos pequenos nesta época do ano, são de origem respiratória. Causadas por vírus ou bactérias, elas são como a nossa gripe e podem fazer nossos pequenos tossir, espirrar e até mesmo ficarem febris. Por isso, nada de vento, chuva ou umidade para eles, principalmente na hora de dormir.

2. Problemas Oftalmológicos 

O vento seco, uma das principais características do outono, tende a reduzir a umidade de nossos olhos. O mesmo acontece com os nossos pets. Procure dar uma atenção maior para esta região nesta época do ano. É sempre bom manter o olho deles limpo para evitar que a poluição ou que algum vírus tome conta dele.

3. Carrapatos

Muita gente pode não saber, mas os carrapatos são bichos traiçoeiros. Eles trazem muita doença para nossos cães e podem até mesmo os levar ao óbito. O importante é deixar seu cão longe de pastagens e campos. E claro, fique sempre de olho nele e no seu pêlo. 

Caso encontre algum carrapato, lembre-se sempre de retira-lo com uma pinça. É importante que sua cabeça saia junto com o corpo, caso contrário ele pode se alojar no cão.

4. Doenças Crônicas Articulares

A umidade e o frio desta estação podem provocar sintomas de doenças como a osteoartrose, uma doença crônica articular. Assim como problemas na coluna. Por isso, é importante estar sempre atento ao seu cão. Caso note algo de diferente nele, leve-o imediatamente ao veterinário.

5. Vacinação

O outono é uma das estações que mais exige cuidado. Por isso, é fundamental ter todas as vacinas de nossos cães em dia, já que seu sistema imunológico fica fragilizado.

 

A dica é alimentação saudável, hidratação frequente, higiene, proteção contra o frio e, claro, muito amor. A saúde deles, com certeza, vai agradecer.

COMENTÁRIOS

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro