Dicas e Curiosidades || Como cuidar de pug

Como cuidar de pug
Como cuidar de pug

Uma das raças mais em alta no momento é o Pug. São cachorros extremamente amorosos e expressivos, mas muita gente não sabe como cuidar de um pug.

Os pugs precisam de cuidados e muita atenção, por ser uma raça frágil e vunerável, principalmente em relação aos seus olhos. Eles costumam ter alguns problemas de saúde e infecções, por seu focinho achatado. Se você está planejando ter um pug, ou já tem um, é bom saber como cuidar dele da melhor maneira possível.

 

Rugas Facial

As rugas do pug acumulam bastante sujeira, por isso precisam ser limpas a cada três dias. No entanto, essa parte da pele é muito sensível e vai exigir uma quantidade imensa de cuidado durante a limpeza. A parte interna de cada dobrinha não pode ficar úmida, para que não haja risco de proliferação de fungos. Você pode limpar a área com algum produto específico ou umedecer um algodão com soro fisiológico. O importante é limpar bem, com calma e não deixar a parte interna das rugas úmida. 

 

Cantos dos olhos

Assim como com as rugas, você deve ser extremamente cuidadoso ao limpar os cantos dos olhos de um Pug. Eles têm olhos sensíveis que precisam de atenção especial. Você pode limpar a área com soro fisiológico ou com água morna, repetindo isso a cada duas vezes na semana. 

Caso perceba muita secreção, ou algum machucado ao redor dos olhos, leve-o imediatamente ao veterinário. Infecções mais graves podem levar seu cachorro à perda da visão.

 

Limpeza da orelha

Limpe os ouvidos do seu Pug apenas quando eles estão sujos e precisam de limpeza, ou faça uma limpeza uma vez por mês. Pugs tem uma abertura pequena de ouvido, e por isso você  precisa limpar muito bem a área ao redor da abertura. Se houver sujeira dentro da orelha, prefira marcar uma consulta com o veterinário.

 

Dentes 

Você precisa escovar os dentes do seu cão toda semana. Tente fazer com que o cão goste do sabor da pasta de dente. Assim será mais fácil de escovar no tempo recomendado. Se você começar quando ele for um filhote, com o tempo irá se acostumar.

 

Beleza

Escove seu Pug pelo menos uma vez por semana, para que o pelo velho saia e o pelo novo possa tomar seu lugar. Assim a pelagem ficará sempre bonita.

 

Limites

Pugs são cães muito envolventes e dóceis. No entanto, é importante que ele saiba a hora de brincar e a hora de ficar quieto. Para isso, é necessário que você fale firme com ele. Aos poucos ele dará sinal de que está entendendo que há hora certa para tudo.

 

Banho

No começo é sempre complicado dar banho em cachorros. Com o Pug não é diferente. Quando for dar banho nele, converse num tom calmo, para que ele entenda que o banho não é algo ruim. Dar petiscos também é interessante, para que ele associe o banho a algo gostoso.

COMENTÁRIOS

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro