Dicas e Curiosidades || Agosto é o Mês do Cachorro Louco?

Agosto é o Mês do Cachorro Louco?
Agosto é o Mês do Cachorro Louco?

A expressão cachorro louco é usada para se referir a uma doença séria que pode levar à morte: a raiva.

Segundo a médica veterinária e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Kung Darh Chi, a lenda começou porque agosto é época do cio das cachorras, por ser um período de mudança de estação. Quando uma fêmea está nesse estado, vários cachorros se aproximam para tentar cruzar. Como os cães costumam brigar entre eles para disputar a fêmea, é nesse momento que o vírus da raiva tem mais chance de se propagar, já que é transmitido pela mordida. Devido aos sintomas da doença o animal fica com aspecto alterado, por isso a associação feita com o mês.

Embora a raiva esteja controlada, ela ainda não foi erradicada. Por isso dentro do pacote de vacinas atuais que os cachorros devem tomar, está a antirrábica, que custa R$ 30, em média.

A doença paralisa os músculos da deglutição, deixa o cachorro perturbado, com alucinações, e provoca dores de cabeça muito fortes. ”É horrível o estado que o animal fica. Ele enxerga perigo em tudo, por isso fica com aspecto raivoso, de agitação. Os que ficam presos em algum tipo de grade, para não transmitir para os outros, chegam a mordê-la com tanta força e não param mesmo que se machuquem”, explica Kung.

COMENTÁRIOS

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro