Raças de Cachorros || Affenpinscher

Affenpinscher
raça affenpinscher

A raça de cachorro Affenpinscher lembra um pequeno macaco emburrado, característica que lhe rendeu o apelido "Pinscher Macaco". Porém, a semelhança não fica restrita apenas ao seu visual: esta raça é extremamente brincalhona, ativa e curiosa.

Características do Affenpinscher

  • Pelo: Médio, duro, compacto com aspecto simiesco (parecido com macaco). Possui bigode, barba e sobrancelhas grossas
  • Cores: Cinza, Preto, Prata ou Bronze
  • Grupo: Toy
  • Porte: Miniatura
  • Peso: 3 a 6 kg
  • Altura: 24 a 30 cm

Comportamento do Affenpinscher

Para quem deseja um cachorro de pequeno porte, mas com a confiança de um Labrador, o Affenpinscher certamente será uma ótima companhia. A raça não tem a menor ideia de como é pequena e, por isso, costuma desafiar cães muito maiores e enfrentar obstáculos, como pular de uma cama muito alta – características que exigem cuidado redobrado.

Este temperamento pode ser minimizado durante o seu crescimento: busque mantê-lo perto de crianças pequenas e outros animais para desenvolver a sociabilidade. Apesar da teimosia, a raça de cachorro Affenpinscher é extremamente leal à sua família e adora fazer todos ao seu redor rirem. É, inclusive, um excelente cão de guarda, mesmo com o tamanho compacto. Ele irá latir somente na presença de um estranho ou perigo, e dificilmente se tornará um animal que late por qualquer barulho.

A adaptação com outros cachorros da mesma casa costuma ser pacífica, assim como gatos, deste que os felinos sejam apresentados enquanto o cão é filhote. Mas, atenção extra com roedores de estimação, como hamsters e furões. O Affen foi criado para controlar infestação de ratos na Alemanha, o que torna difícil sua convivência com roedores.

Origem do Affenpinscher

Essa é uma raça bastante antiga. Em pinturas anteriores ao século 17 já existiam referências a animais com aspectos semelhantes ao Affenpinscher. Fontes afirmam que ele foi desenvolvido na Alemanha para caçar roedores em estábulos. Mas, seu porte pequeno e inteligência fizeram com que se popularizasse como cão de companhia.
Antes de ser registrado pela AKC em 1936, o Affenpinscher ajudou a criar diversas outras raças na Europa, incluindo o Schnauzer miniatura e o Griffon de Bruxelas.

Cuidados com o Affenpinscher

A confiança do animal exige bastante atenção ao local onde irá morar. Como citado anteriormente, o Affenpinscher não pensará duas vezes antes de pular de uma cama alta. Procure adestrá-lo para se portar corretamente nestes ambientes. Outro cuidado deve ser em passeios na rua. Procure mantê-lo sempre na coleira caso não esteja
acostumado com outros cães.

O animal não possui alta tolerância ao frio e não deve ser mantido em ambientes externos, somente na hora da brincadeira e dos exercícios físicos. Esta característica o torna ideal para conviver em apartamentos. Evite também deixá-lo sozinho por longos períodos.

Em um índice de um a cinco, o Affenpinscher se enquadra no nível três em relação a problemas de saúde. Por soltar pouco pelo, a escovação deve ser feita entre duas e três vezes por semana, assim como a higiene bucal para remover tártaros e bactérias. As unhas podem ser cortadas entre uma e duas vezes ao mês. Os ouvidos não devem ter cheiro forte e seus olhos precisam estar claros, sem vermelhidão ou secreção.

← VOLTAR

Publicidade

Concurso de Fotos para Cachorro