VENCEDORES DO MÊS DE MAIO DE 2018

Penélope Valariano
Malu
Dando um rolé de bike...

Dicas e Curiosidades || Dica: Levando o cachorro ao ''banheiro''

Dica: Levando o cachorro ao ''banheiro''

Um filhote normalmente faz suas necessidades ao acordar, após comer, após atividades físicas (brincadeiras) e depois de serem soltos de um espaço pequeno (por exemplo, uma caixa de transporte).

Sabemos quando ele vai fazer suas necessidades pelas ações que antecedem o ato: o cãozinho fareja com cautela o local escolhido, dá algumas voltas ao redor do “alvo”, pára e se agacha até fazer todo o xixi ou cocô.

Devemos levá-lo rotineiramente ao toalete nos momentos mais previsíveis e vigiá-lo discretamente até ele fazer... acertando as necessidades no lugar certo, agrade-o e elogie-o calorosamente imediatamente após o ato. Nesse momento de festa você também pode oferecer um petisco canino.

Durante a fase de adaptação, quanto maior for a dedicação em acompanhá-lo até o banheiro, mais precoce será seu aprendizado. Com um pouco de tempo e paciência, você logo observará resultados animadores.

Caso você não possua muito tempo disponível, mantenha o ambiente onde ele fica todo forrado de jornal, exceto a área limpa (comedouro, bebedouro e cama). Querendo ou não ele fará suas necessidades no jornal, e com o passar das semanas ele irá procurar eliminar seus desejos nesse material que foi acostumado desde pequeno.

Percebendo que o jornal é sua única referência de banheiro, reduza gradativamente a área forrada de jornal até deixar uma única folha aberta no chão. Se houver uma recaída e ele começar a errar muito, retome os cuidados iniciais.

Considerações importantes

- Não limpe a urina e o cocô do filhote na presença dele, nem coloque vários “banheiros” espalhados pelos cômodos da casa;

- Utilize punições despersonalizadas para extinguir esses comportamentos indesejados, nunca chamando sua atenção diretamente quando urinar e defecar em locais inapropriados;

- Evite usar somente produtos de limpeza comuns para limpar xixi e cocô feitos fora do toalete. Termine a limpeza com um removedor de odor específico de uso veterinário para neutralizar o odor de seus dejetos.

Dr. Dalton
pediatriacanina.com.br

COMENTÁRIOS

← VOLTAR

Publicidade

Mania Canina Premium
Tommy Game

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas!