Mania Canina - Seu cachorro em 1º lugar! Vencedores do Mês Anterior



  Publicidade
Todos Relogios
 

Dicas e Curiosidades

..............................................................................................................................................

Saúde: Verminoses e Parasitoses

 
Saúde: Verminoses e Parasitoses
 
Verminoses são um tipo comum de parasitose intestinal provocada pelos vermes.

A grande maioria dos cães já nasce com vermes, que foram transmitidos antes do nascimento, através da placenta da mãe ou durante a amamentação.

É importante tomar certos cuidados com o seu cãozinho, ficar atento a possíveis sintomas e controle para que não ocorra infestações.

Sintomas das Infestações: Barriga grande, olhar melancólico, fezes com consistência estranha (mole e/ou com presença de sangue), presença de vermes nas fezes, perda de peso, crescimento lento e tardio, predisposição a doenças, menor absorção de nutriente e digestão, e o freqüente ato de esfregar o “bumbum” devido a coceira.

Profilaxia: Desvermifugação correta dos filhote, com acompanhamento de um veterinário para a utilização de medicamentos adequados e se possível exames parasitológicos de fezes. Limpeza adequada do ambiente com desinfetantes, para evitar a contaminação de outros animais.

Os cães adultos também necessitam ser desvermifugados e quanto maior a vida livre desse cãezinhos, maior deve ser a sua proteção contra as verminoses.

Importamte: Algumas parasitoses dos cães são transmitidas aos homens, esses cuidados devem ser seguidos a fim de evitar problemas para nossa saúde.

Tipos de parasitas e suas verminoses:

Trichuris vulpis
Os vermes se localizam no colón ou ceco e podem chegar a medir até 6 cm de comprimento. O Diagnóstico é feito através de exame de fezes, e pode ser transmitido por alimentos e até pela água contaminada.

Dipylidium caninum
Esses vermes se localizam no intestino, causando cólicas e prurido anal e até mesmo sintomas de anorexia e crises epiléticas.

O diagnóstico é feito através de exame de fezes e o encontro de proglotes nas fezes ou na região anal e a transmissão ocorrer através de pulgas e piolhos ou carnes contaminadas.

Ancylostoma caninum

Esses vermes são encontrados no intestino delgado e medem de 1 a 2 cm de comprimento. Causam anemia, emagrecimento, diarréia hemorrágica.

O diagnóstico é feito através de exame fecal, e a transmissão ocorre pela ingestão de alimentos contaminados, água, solo contaminado, transplacentária (placenta quando ainda embrião)..

Dirofilaria inmitis

Localizados no coração e artéria pulmonar. Esses vermes são transmitidos através de mosquitos, culex anopheles e aedes. Os principais sintomas são: anorexia, tosse , emagrecimento, edemas, febre, hipertrofia cardíaca, hepática e esplênicae até mesmo convulsões. O tratamento se dá após a constatação da parasitose através de exame de sangue.

Elimeria e Isospora

Esses vermes se encontram localizados no intestino delgado. A transmissão desses vermes se dá pelo alimento, água e solo contaminado. Os sintomas principais quando ocorre a infestação são anemia, febre, vômito, e fezes de consistência sanguinolenta. Uma boa higienização deve ser feita nos canis , bebedouros e comedouros como medidas de profilaxia. Para o correto diagnóstico é necessário o exame de fezes.

Babesia canis

Esse tão temido protozoário, causa muita preocupação, uma vez que pode ser fatal a vida do cão, porém se diagnosticada a tempo, a cura será possível. O diagnostico é feito através do exame de sangue.

Transmitida pelo carrapato, a babesiose ataca o sangue do animal, e destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia. A melhor maneira de prevenir essa doença é combatendo os carrapatos

Toxoplasma gondii

Causador da Toxoplamos esse protozoário bastante comum que pode ser transmitido a humanos e, se tornar grave e fatal quando atacando gestantes ou soropositivos.

Embora seja mais comum em gatos, os cães também podem ser portadores. Localizam-se nas células sanguínea e sistema nervoso central e a transmissão se da pela ingestão do protozoário, através da água contaminada ou via placentária.

A higiene é a melhor profilaxia.

Demodex canis

Demodicose é o nome da doença muito comum em cães e causada pelo ácaro Demodex canis, que é encontrado nos folículos pilosos dos cães alimenta-se da secreção sebácea e das células epiteliais, causando queda de pelo e hiperqueratose.

O diagnóstico é feito através da raspagem da pele (microscopia). O contagio é feito através do contato com o solo e com animais que estejam contaminados.

Sarcoptes canis

È um parasita tanto de animais domésticos quanto do homem, causando uma doença muito conhecida a escabiose e popularmente chamada de sarna.
Causador de coceira intensa, espessamento da pele e prurido, sua transmissão ocorre com o contato com animais ou com o solo contaminado.

A melhor maneira de prevenção é a higiene pessoal e dos animais, higienização de canis e evitar contato com animais contaminados.

O disgnostico é feito através de exames de raspagem de pele.

Otodectes canis

Parasita canino que habita o ouvido externo, causando prurido auricular intenso, podendo também causar otite ceruminosa e infamações no ouvido.

A transmissão é dada pelo contato direto com cães doentes. O diagnóstico é feito através da coleta de secreção auricular análise microscópica.

Toxocara canis

Esses vermes parasitas encontram-se localizado no intestino delgado dos cães mas podem também afetar crianças. Os sintomas são perda de peso, diarréias, tosse, falta de ar, lesões pulmonares, problemas neurológicos e de visão.

O Diagnóstico pode ser feito através do exame de fezes e exame macroscópico. A transmissão ocorre através de alimentos, água ou solo contaminado, a transmissão transplacentária também é possível.
 
 
Acesso aos Usuários
Não é cadastrado?
Clique aqui para se cadastrar.
usuário: 
senha: 
 
Esqueceu sua senha?
 
Destaque do Mês
 
Pesquisar Foto do Concurso
Busque pelo fotógrafo ou a descrição da fotografia.
 
Raças de Cachorro
Yorkshire Terrier
Yorkshire Terrier
 
Terra Nova
Terra Nova
Ver todas raças.


página inicial . ação solidária . altar dos anjos . bate papo . blog mania canina . cadastro . classificados . como anunciar . como participar . correio sentimental . dicas e curiosidades . fotos . jogos online . mania canina premium . mascote . newsletter . papéis de parede . parceiros . pet shop em curitiba . prêmios . quem somos . raças de cachorro . ranking . regulamento . trabalhe conosco . vencedores . contato
 
melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior
2008 - 2014 - Portal Mania Canina. Todos os direitos reservados.