/curiosidade-porque-os-cachorros-cavam/ Curiosidade: Porque os cachorros cavam? - Mania Canina

Dicas e Curiosidades || Curiosidade: Porque os cachorros cavam?

Curiosidade: Porque os cachorros cavam?
Curiosidade: Porque os cachorros cavam?

Jardins, quintais, canteiros, hortas, gramados, esses são os locais preferidos dos cães para fazerem seus enormes e profundos buracos. O hábito de cavar buracos uma atividade natural e saudável para os cães e que são os motivos que levam os cães a fazer tais buracos.

– cavam para fugir de algum lugar;
– para procurar um inseto ou qualquer outro bichinho que viram;
– como simples trabalho ou em momentos de diversão;
– para esconder seu alimento ou brinquedo;
– para preparar um local mais fresco e arejado para deitar;
– para diminuir o tédio ou ansiedade;
– para se exercitar quando sentem necessário;
– para chamar atenção;
– ou até mesmo num ato de imitar o dono.

Como Solucionar?
Para encontrar uma solução eficiente para o problema, será necessário verificar, identificar e eliminar as causas. Falta de exercício, de brinquedo, de carinho, de espaço para se exercitar, ou até mesmo de uma “cama” adequada com um cobertor para o cão “afofar” de sua maneira, podem ser os motivos. Os Cães são sociáveis e inteligentes e precisam do contato e companhia do dono e dos familiares para ter uma vida saudável.

A falta de exercício, pode ser resolvida com passeios a fim de interagir com o dono e sua família. Um cãozinho sozinho e abandonado no quintal pode sofrer estresse e tédio. Reserve algum tempo para “curtir” seu animalzinho. Existem também brinquedos diferentes e próprios para cada tipo de cão. Interessante ressaltar que dar bronca e brigar ou ate mesmo bater no cão para ele aprender a “não cavar”, não é assim interpretado pelo mesmo, ele vai cavar sempre que se sentir carente, entediado, sozinho ou triste.

Os cães também gostam de se sentir úteis, e ao ver o dono, familiar ou jardineiro arrumando um canteiro ou jardim, mexendo na terra, ele o imitará fazendo o mesmo ou seja, irá cavar buracos. Cães aprendem por imitação e por isso muitas vezes os donos se surpreendem com buracos nos canteiros que acabaram de arrumar. Uma solução para esse problema é evitar cavar na frente dos cães.

Punição despersonalizada
Um tipo de punição despersonalizada eficiente é colocar as fezes do próprio cachorro no fundo dos buracos que ele cavou e cobrir com um pouco de terra. Isso causará uma sensação desagradável ao cão assim que ele voltar a cavar o mesmo buraco. Outro truque que dá resultado é colocar uma bexiga no fundo dos buracos e cobri-las com um pouco de terra. O barulho do estouro da bexiga assustará o bicho, desestimulando-o a cavar.

Se você flagrar o cachorro cavando, experimente jogar latas vazias em sua direção. Mas não deixe que o cão perceba que é você quem está atirando as latas. Do contrário, ele não fará a associação do cavar com objetos desagradáveis que caem sobre ele vindos do nada.
Quanto mais eficazes as punições, mais rápido o problema será eliminado. Por isso, considere a possibilidade de manter seu cão em algum lugar que ele não possa cavar quando você não tiver a oportunidade de puni-lo.

Muitos comportamentos considerados indesejados, como latir exageradamente ou cavar, são sintomas de cães estressados. O estresse surge principalmente em animais que ficam trancafiados no quintal e raramente desfrutam passeios e a companhia do dono. Não se esqueça de que os cães são seres sociais, que dependem da nossa companhia para levar uma vida saudável.

Fonte: Alexandre Rossi, autor do livro Adestramento Inteligente, é zootecnista especializado em comportamento animal e adestramento

COMENTÁRIOS

← VOLTAR